Estruturação de Artigos para SERP

Escrever Artigos de qualidade, que gere clicks nas redes sociais, ranqueie nos buscadores e ao mesmo tempo fique minimamente legível para o usuário nem sempre é uma coisa simples.

Pois há regras que aparentemente ajudam um lado, e atrapalham, e muito o outro, e isso gera uma infinidade de sites com formatos diferentes de publicação.

O que consequentemente gera confusão para os leitores, estes que já estão acostumados com um formato, e tem que ler o texto de outra forma.

Isso ocorre muito com imagens, alguns sites a imagem fica acima do título (referenciando card social), outras vezes abaixo, e outras no meio do texto e por aí vai.

Por vários motivos e esse é um deles, os buscadores criaram vários padrões (que nem sempre são seguidos) para

Nesse artigo, ensinarei as boas práticas para criação de conteúdo seguindo os preceitos da SERP, ou seja, otimizar os artigos para Ranqueamento no Google. todavia, ensinarei também como deixar o seu artigo mais Legível.

Estruturação e Ordem dos H’s

A Maior parte dos iniciantes acreditam que o H serve unica e exclusivamente para personalização gráfica do texto e que não interfere em mais nada, por isso utilizam os H’s de forma errada e Exacerbada.

Casos comuns são H3 nos subtítulos primários por acreditar que o H2 é grande demais ou estéticamente ruins, ou utilizam um H2 diretamente abaixo do Título principal dentro do card para personalizar a introdução do texto, dentre várias outras “aplicações freestyle” dos H’s.

Pois bem, os H’s são uma Markup HTML que significa “Head” ou “Cabeçalho” / “Titulo” e Portanto seguem uma Hierarquia seguindo sempre do número menor para o maior. Quanto menor o número, maior a autoridade dele na Hierarquia.

Hierarquia dos Hs e suas Aplicações

A Hierarquia funciona quase equivalente a uma lista. e deve ser visualizada no teu mapa mental mais ou menos assim:

  • H1 – TÍTULO DO TEXTO (não deve ser utilizado dentro do texto)
    • H2 – SUBTITULO 1
      • H3 – SUBTÓPICO 1 DO SUBTÍTULO 1
      • H3 – SUBTÓPICO 2 DO SUBTÍTULO 1
    • H2 – SUBTITULO 2
      • H3 – SUBTÓPICO 1 DO SUBTÍTULO 2
        • H4 – ITEM 1 DO SUBTÓPICO 1 DO SUBTITULO 3

O Sistema de Hierarquia deve ser diretamente ligado ao tópico ascendente (que está acima.) Portanto, sempre que for um tópico com “autoridade” similar, será equivalente, se for um subtópico do H anterior haverá de ser adicionado um nível.

Utilizarei aqui como exemplo um texto do meu blog de Cinema, o Cinerama, esse é um texto Estruturado sobre Chanchadas. Clique aqui para ver o texto

a Hierarquização do mesmo se dá da seguinte forma:

Quais os estúdios de cinema brasileiros faziam chanchadas

  • Características da Chanchada
    • Fases das chanchadas
      • Primeira fase – comédias mudas
      • Segunda fase – Os filmes musicais
      • Terceira fase – Os carnavalescos da Atlântida
      • Quarta fase – A chanchada
      • Quinta fase – As chanchadas B
    • Quais os estúdios de cinema brasileiros faziam chanchadas?
      • Os principais estúdios brasileiros que faziam chanchada
        • Atlântida Cinematográfica
        • Companhia Cinédia
    • Principais chanchadas
    • Principais atores de chanchada

Acredito que ficou mais fácil de entender, correto?

Conteúdo Rico

O Conteúdo Rico, ou Rich content, é qualquer conteúdo que não seja um Texto Plano, ou seja, vídeo, imagem, audio, e texto estilizado como listas, e os próprios H’s.

Um dos erros mais comuns é de colocar vários conteúdos ricos de forma consecutivas, como várias imagens, ou uma imagem, e um titulo, sem texto liso.

O ideal é ter sempre uma estruturação onde o texto liso é intercalado com o rich content. Exemplo:

Marcado em Vermelho o RichContent, em Laranja texto liso.

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